domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto Leutura - Deixe aqui o seu comentário sobre a sua experiência de leitura.

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".
Bill Gates

"Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar".
Castro Alves

"O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler".
Mark Twain

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".
Mário Quintana

"Um país se faz com homens e livros."
Monteiro Lobato

38 comentários:

  1. Foi a experiência mais gratificante que tive como professor: ver quase cem alunos lendo, e o melhor, lendo com prazer e satisfação. Agradeço a Deus por essa oportunidade. Parabéns meninos e meninas do 2ºB, 2ºC e 2ºD. Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  2. Natália Elias de Melo.15 de novembro de 2011 às 21:53

    Pra mim foi uma experiência muito boa, porque eu não tinha tanta vontade de ler livros. Quando eu lia nem terminava, e com o livro Alice no País das Maravilhas eu conseguir ler a historia toda. Esse livro é uma aventura e mexe com a imaginação das pessoas, foi uma experiência magnifica pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Bem, posso dizer que foi algo muito interessante, uma ótima ideia para fugir do padrão Lousa-Caderno, além de inspirar-nos a ler mais...quanto a mim, houveram alguns dias que não pude comparecer à aula, mas o livro "Cidade de Deus" me fez ir na Internet e achá-lo para continuar a leitura em casa...eu digo que este livro foi feito para ser lido por "Sujeito Hômi" (expressão que é muito utilizada na obra), pois sua temática é fortíssima (há certos momentos em que é chocante), junto com a linguagem totalmente informal (até mesmo imoral) e com as situações que fazem o leitor realmente ter noção do que se passava naquele momento, o livro é incrível em todos os sentidos...antes de ler, achava que era apenas uma adaptação do filme, mas depois, vi que era algo muito maior que isso...resumindo, "Cidade de Deus" é uma obra prima.

    ResponderExcluir
  4. A experiência de ter aulas somente para ler livros foi muito inspiradora. Já gostava muito de ler, e os livros que li foram ótimos! O Alienista por exemplo, foi um dos livros que li e gostei, onde o a loucura era o tema principal.
    Foram momentos de aprendizagem dos quais misturaram diversão de ler o que gostamos, mexendo com a nossa imaginação e o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. A essa é a experiência que vou levar pra toda vida...
    Quem diria que eu iria ler, mas de um livro só estando lá pra ver mesmo...
    Fiquei muito feliz em fazer parte desse projeto e acho que deveríamos fazer isso, mas vezes.
    A o primeiro livro que li o pequeno dicionário amoroso a amei esse livro e recomendo a quem não leu dar uma olhadinha...
    Essa frase me chamou atenção "Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem".
    Concordo com o que diz a frase é, mas fácil pegar um livro quem não sabe ler do que alguém que sabe. Pessoas aprendem a ler e acha que é só isso, que não precisa colocar em pratica o que aprendeu um exemplo?
    Eu mesmo podia fazer qualquer coisa, mas nunca passava pela minha cabeça pegar um livro pra ler nem que seja pequeno...
    Mas estou muito feliz sabe por quê?
    Por que criei vergonha na cara e pelo menos ler um livro por ano eu vou ler!
    Obrigada professor: José Antônio

    ResponderExcluir
  6. Pois bem , já que esse com certeza deve ser o ultimo post do ano eu vou caprichar pra escrever alguma coisa digna para mostrar o como eu vim evoluindo no ano de 2011. A leitura levada para dentro da sala de aula estimulou basante o pessoal que nesse ano não leu o suficiente para conseguir progredir em um nível considerado REGULAR. Com o silencio e a concentração dos alunos, dava pra ver que as PORTAS do livros estavam abertas conectando os alunos com um mundo interior de pensamentos e novas ideais que acabaram de ser recebida pelo o seu celebro. Acho que ouve o espanto por minha parte ver colegas de classe pegando o livro e entrando LITERALMENTE no conceito imaginação. Se alguns irão pegar gosto? Eu não sei. Se alguns irão ler outro livro? Eu não sei. Mas o que eu sei foi que o projeto pelo menos ao meu ponto de vista foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo totalmente com essa frase do Bill Gates. Uma pessoa não é capaz de escrever sua própria história, sem livros, sem a literatura. Pra mim, talvez uma das melhores ideias que um professor já teve (sem babar ovo, sério). Isso fez mesmo quem não tem hábitos com leitura em geral, dar uma lida num livro, aproveitar nem que fosse um pouquinho, conhecer coisas novas, e tudo mais. No meu caso, matei dois desejos antigos de uma vez só: li um livro que focava em contos de terror, algo que eu sempre tive curiosidade, e um livro do Edgar Allan Poe. Já conhecia o autor, e já sabia da grande criatividade que ele possuía. Então, lucrei muito com isso. Tirando um terceiro fato, que foi um "bônus" ótimo. Ele também tem pitadas de um gênero mais "policial", inclusive a criatividade dele na história que envolvia um misterioso assassinato (não me lembro o nome) me impressionou muito! Realmente, foi um bônus que não perde em nadinha para o que eu pretendia conseguir com essa leitura em si. Obrigado professor, por um conhecimento que me ajudou muito, e com certeza vai aumentar minha busca por mais e mais livros, gêneros policiais ou de terror, o que importa é que mesmo que eu já tivesse o hábito, eu vou ler mais. E eu tenho certeza que não serei só eu. Parabéns pela ideia, sei que terá muitas outras tão boas e melhores do que essa!

    ResponderExcluir
  8. O projeto leitura, foi muito bom.Não acostumava ler livros, mas com esse espaço que o professor José Rosa nos ofereceu, foi apenas um jeito de nos mostrar como a leitura é importante, gostei muito de ler.
    Espero que as oportunidades voltam a se repetir, porque não tem nada melhor que se descontrair lendo. Parabéns José Rosa pela sua criatividade.

    ResponderExcluir
  9. A ideia de levar livros para a sala de aula foi uma forma incentivar os alunos a ler, porque os jovens de hoje precisam de incentivos assim para para poder "CRESCER".
    Tenho certeza que não só eu mas todo mundo gostou dessa iniciativa de levar livros para a sala de aula, porque até quem não gostava de ler se interessou por algum livro.
    Eu sempre gostei de ler, e com esse incentivo me interessei mais pela leitura, acho que não existe nada melhor um bom livro.
    Obrigado professor por esse iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Eu tentei obter o maior proveito possível desse projeto. A final, com a correria do dia-a-dia fica um pouco mais difícil ler.
    O livro que eu mais gostei foi: os cem menores contos brasileiros, contos contados em menos de cinqüenta letras.
    Espero um dia ter essa capacidade de escrever tão bem assim.

    ResponderExcluir
  11. Bom. Essa experiência pra mim foi maravilhosa, eu já lia antes um pouco antes, mas depois dessa experiência, eu despertei mais o interesse de ler. Eu gosto muito de ler livros de contos e de ficções. Eu consegui ler um livro, o nome era “Contextos Sinistros”. Não era um livro que tinha muitas folhas, e sim um livro que tinha várias histórias de terror nele. E comecei a ler o “Diário Amoroso”, mas não consegui terminar.
    Gostei muito mesmo, espero que no ano que vem agente possa ter mais experiências como essa. Depois disso irei ler um pouco mais. Ler faz muito bem para si próprio, e aprendemos coisas novas.
    Obrigada, Beijos !

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito desta esperiência em sala de aula, muitas pessoas que não gostavam de ler, leram, e isso é muito bom. Li três livros, entre esses três eu gostei mais do " O Pequeno Dicionário Amoroso" pois conta uma hitória de romance, esses livros são os que eu mais gosto. É sempre bom ter experiências novas, e espero que ano que vem, nós tenhamos muitas como esta, Ler em sala de aula. Bom é isso !

    “A leitura de um bom livro e um dialogo incessante: O livro fala e a alma responde” (Andre Maurois)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. O pequeno Dicionário amoro, RECOMENDO ele hem, muito bom esse livro, nunca pensei que conseguiria ler um livro todo, em duas ou três semana. E gostei muito dessa experiência, espero que ano que vem tenhamos mais experiências como esta, é sempre bom ler de vez enquando!

    ” O livro e um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive” (Padre Antonio Vieira)

    ResponderExcluir
  14. KLEYTON [KBLO]
    ja dizia carlos drummond de andrade...A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
    Ao meu ponto de vista todo esse projeto de ensentivar a leitura, foi muito interessante. achei q não iria dar muito certo, mas me surpriendi com o interesses dos alunos pelos livros, e isso foi muito positvo para o desenvolvimento educativo e até mesmo social e ético dos alunos...
    e isso foi bom para os alunos ver, que os livros não foi escrito para ocupar espaços vazios na estante.
    não se essa "janela" do saber vai se fechar. mas o tempo que ficou aberta ja deu para entrar muito ar...

    ResponderExcluir
  15. Um conteudo que abrange mais nosso campo de visao,fazendo com que absorvessemos,informacoes e algo que devemos levar para toda vida nao so como apenas algo que nos fortalece e sim algo que nos propoe infinitamente a vontade e fome de sabedoria ,que explicitamente nos comove,sao por esses e outros motivos que devemos licenciar um pensamento mais abragente con tinuo e ambicioso para levarmos na experiencia e curta passagem minha e nossa aqui nesse complexo onde tudo faz sentido quando tudo mostra que nao tem nada a ver,e sabe o que nos faz definir e interpretar com sabedoria? Sim uma mente exercitada,madura e alem de tudo abrangente e futurista no mundo que dependendo do ponto de vista esta atrasado,que por finalidade e ser uma criacao divina "Um ser Humano".

    ResponderExcluir
  16. Bom professor. Essa experiência pra mim foi muito maravilhosa, eu já lia antes um pouco, mas depois dessa experiência, eu despertei mais o interesse de ler. Não gostava de jeito nem um de ler depois disso, eu aprendi a gostar de livro. Amei os dois livros que eu lí. Espero que tenha mais experiências como essa nas outras vezes.Gostei muito mesmo, espero que no ano que vem agente possa ter mais experiências como essa. Depois disso irei ler um pouco mais. Ler faz muito bem para si próprio, e aprendemos coisas novas.
    Obrigada! (Tailiny

    ResponderExcluir
  17. Bom essa experiência para mim me ajudou muito,minha maneira de pensar é outro ajudou a me esforça mais no estudo,e sempre querer melhorar,eu não tinha lido nenhum livro nesse ano letivo,depois da experiênssia que eu passei nas aulas me insentivou bastante e eu agradeço au ainsentivo do professor José,obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Ler talvez seja, a maneira mais simples de deixar nossa realidade e partir para um lugar onde todos nós temos total controle, a imaginação. A experiência foi inexplicavelmente prazerosa, incluindo também o fato, de que viver numa rotina é extremamente chato, e já que ler não FAZIA parte da rotina de muitos alunos, tivemos a oportunidade de fazer uma atividade prazerosa, que realmente vai nos acrescentar algo, uma atividade que todos participaram com total empenho e, com isso, saímos de uma rotina. Uma ideia brilhante do professor José, e sei que esse projeto vai nos levar finalmente a crer, que a leitura além de essencial, é uma ótima forma de viajarmos em pensamento e fazer com que nossa criatividade faça brotar ideias maravilhosas como as dos livros que foram lidos por todos nós.
    Luiz Felipe Soares Duarte: 2ºD

    ResponderExcluir
  19. A minha experiência com a literatura, foi muito boa, porque gostei de ler livros interessantes, principalmente Contexto Sinistro, uma história de terror com vários acontecimentos. Nunca tinha me interessado para ler livros e com o projeto comecei ler mais e espero Ler, mais e mais... Rosineide

    ResponderExcluir
  20. A minha experiência com a leitura,foi muito boa pois esta foi a primeira vez que terminei um livro inteiro entrei de cabeça no livro a crônica retratava uma historia que se passa na época da descoberta do brasil o livro contava a historia de um navegante que virou vampiro e viveu em diferentes épocas, e procurava se vingar do vampiro que o transformou com a historia aprendi de um modo diferente oque se passava naquela época.
    Gostei muito dessa experiencia pois com tudo mexeu com a minha imaginação.

    ResponderExcluir
  21. Eu não tenho nem palavras pra explicar como é gratificante ler um livro e se envolver na história, querer sempre estar lendo ele até acabar, não querer largar o livro pra fazer algo que você realmente tem de fazer.
    Esse ano está sendo muito corrido pra mim, meu tempo livre pra ler por dia é uma hora no máximo mas mesmo assim consegui ler mais de dez livros e todos me passaram experiências e pensamentos novos, além de me dar uma facilidade maior em escrever textos e afins...
    Quando o professor mostrou o projeto na sala de aula eu fiquei muito feliz, porque sabia que fazendo aquilo ele iria mostrar pra muita gente o prazer de ler um livro por diversão, e talvez criar mais alguns apaixonados pela leitura e com o fim do projeto e esses comentários já aqui postados retratam muito bem que o projeto foi um sucesso!
    E eu consegui ler um gênero de livro que sempre quis conhecer, contos de terror. Valeu Professor José, espero que o senhor tenha também ótimas ideias pro ano que vem.

    ResponderExcluir
  22. Bom apesar de ter levado o próprio livro para ler, pois os que me agradou outras pessoas ja haviam pego, gostei muito de ter a oportunidade de ler mais ainda esse livro “ O Vendedor de Sonhos”, ele conta a historia de um sujeito qualquer que com a sua experiência de vida ajuda pessoas com problemas. Mais acima de tudo o proposito para com os livros é que quando passamos dessa para melhor, não levamos nada financeiro mais levamos oque a de melhor o “CONHECIMENTO”.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do projéto, pois foram aulas diferentes, e foi isso o que eu mais desejei este ano, vivia comentando que queria aulas diferentes que me incentivasse de certa forma para aprender algo novo porém de uma maneira diferenciada, não importando a matéria, e foi isso o que o Projéto Leitura nos proporcionou, à nós alunos dos 2ºB, 2ºC, e 2ºD. Gostei muito desta nova experiência, e gostei mais ainda de poder ter participado do projéto, pois a correria do dia-a-dia acaba de certa forma me impedindo de ler todos os dias.
    Sou grato a Deus por você professor ter tido esta idéia inspiradora. Muito obrigado por ser um professor que faz a diferença, Professor José Antônio.

    ResponderExcluir
  24. Foi uma experiência extraordinária, apesar de não ter o costume de ler, consegui ler dois livros. O que mais gostei foi do Alienista que é uma crônica muito interessante, comecei a ler e não queria parar mais porque foi despertando o desejo de saber o que acontecerá no final...
    Obrigado professor por essa oportunidade.

    Thamires 2°B

    ResponderExcluir
  25. Uma criança ganha um lindo brinquedo e se empolga com ele por um ou dois dias, depois ela joga em qualquer lugar e não quer mais saber dele,até que chega outra criança e começa a brincar com o mesmo brinquedo, pra outra criança achar graça novamente.

    Professor, tenho certeza que você vai entender. Parabéns pelo projeto. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  26. Essa foi uma experiência muito boa para mim, porque para falar a verdade não gosto muito de ler . Mais achei um livro que me interessei bastante, um livro de Ricardo Azevedo " Pobre corinthiano careca". O livro conta a história de um menino chamado Jose Pedro, que no fundo talvez seja uma pessoa aprendendo a se expressar, aprendendo a gostar de si mesmo e a não ter vergonha de falar o que sente.

    Esse projeto foi uma ótima experiência para muitos alunos que não eram acostumado a ler .

    Jefferson Thiago 2ºC

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei da experiência de ler um livro, achei que eu ia ler só um livro mas, acabei lendo três livros. Quando o professor foi falando o temas do livros eu figuei muito em duvida em qual eu lia.

    fui no qual chamava mas atenção que era onze em campo mas, não gostei muito. Acabei achando o gênero do qual eu gostava que é Humor onde li dois livros de humor, beijo na boca e um livro que era de enigma.

    Julio Damião 2°C

    ResponderExcluir
  28. Gostei da leitura feita na sala de sala, embora não serem os livros eu gosto e costumo ler gostei dessa pequena experiência.
    De todos os que eu li o que eu mais gostei foi O Corintiano, pobre e careca. Ele parece ser escrito com palavras parecidas realmente com a vida de muitas crianças e adolescentes hoje em dia, por que o livro fala justamente sobre em garoto pobre que vivia uma vida díficil e bem miserável com sua mãe. Que é o que muitos jovens e crianças vivem hoje em dia. Os de poema para falar a verdade eu não gostei!
    As pessoas não precisam ser ricas, ou morar em grandes casas e terem as melhores roupas para serem educadas e inteligentes. A educação está ao nosso lado em todos os lugares inclusive lendo um bom livro.
    Paula Gondim 2ºC

    ResponderExcluir
  29. A experiência do projeto leitura foi muito boa para mim, pois nos dias em que se deu inicio eu estava chateado com algumas coisas que estavam acontecendo comigo, eu não estava afim de ler livro nenhum, mas a Marina disse para mim " Voce tem q ler esse livro é a sua cara (o livro é o pequeno dicionárioi amoroso)" eu não estava afim mais eu acabei lendo, no livro relata uma historia de amor entre Luiza e Gabriel em que conta o o primeiro encontro até o fim do casamento.
    Esse livro relatou fatos que estavam acontecendo comigo nos dias do projeto e me ajudou a supera os poblemas q eu estava passando.
    Se voce pensa em ser alguem na vida comece a ler.
    Leia o quanto voce pucer, pois como a leitura me ajdou a supera meus poblemas ela tambem pode ajudar a superar os seus.
    Rodrigo 2°C

    ResponderExcluir
  30. A experiência do projeto leitura foi muito boa para mim, pois nos dias em que se deu inicio eu estava chateado com algumas coisas que estavam acontecendo comigo, eu não estava afim de ler livro nenhum, mas a Marina disse para mim " Voce tem q ler esse livro é a sua cara (o livro é o pequeno dicionárioi amoroso)" eu não estava afim mais eu acabei lendo, no livro relata uma historia de amor entre Luiza e Gabriel em que conta o o primeiro encontro até o fim do casamento.
    Esse livro relatou fatos que estavam acontecendo comigo nos dias do projeto e me ajudou a supera os poblemas q eu estava passando.
    Se voce pensa em ser alguem na vida comece a ler.
    Leia o quanto voce puder, pois como a leitura me ajdou a supera meus poblemas ela tambem pode ajudar a superar os seus.
    Rodrigo 2°C

    ResponderExcluir
  31. Na minha opinião o projeto leitura fez muito bem pra algumas pessoas que não tinha a experiência de ler livros, eu sou uma delas pois não gostava de ler, depois desse projeto me acostume a cada semana ler um livro.
    eu li o livro "A Venderora de Crisântemos" e "Maley e Eu" esses livro fez eu abrir a minha mente e ver que ler é uma coisa boa de se fazer.
    Um conselho " leia sempre que precisar pois a leitura te ajudará quando precisar"

    Vanessa Nayara 2°C

    ResponderExcluir
  32. Parabéns professor pela iniciativa, adorei a ideia do projeto. Para aqueles que não possuíam o hábito de ler foi um grande incentivo.
    Li quatro livros, e como de costume, anotei algumas frases, poemas, versos, que me chamaram atenção. Afinal, nada como se achar em um escrito, ter alguém que fale por você.

    " Viver a poesia
    é muito mais importante
    e necessário do que escrevê-lá"
    (Murilo Mendes)

    ResponderExcluir
  33. Bom tenho certeza que esse projeto me fez ver que a leitura não é tão ruim como eu achava, não gostava muito de ler e olha só acabei lendo quatro livros.Eu me senti muito bem e tenho certeza de que muitas pessoas que também não liam se sentiram do mesmo jeito, entre um dos livros que eu li o melhor foi O Pequeno Dicionário Amoroso.
    Foi ótimo ver que todos participaram não havia uma só pessoa na sala que não estivesse lendo.
    Obrigada professor por ter nos dado a oportunidade de ver o bem que a leitura nos faz.

    ResponderExcluir
  34. Bom,eu gostei muito da iniciativa do professor,dele poder e querer mostrar para cada aluno que ler não é coisa de nerd,e com apenas um incentivo,ajudou a criar novas experiencia.
    O livro texto sentido mostra que na leitura tem duplo sentido e que cada forma de expressão e compreensão muda o sentido do contexto e com alguma dicas do professor consegui ver isso nesse livro.
    enfim gostei muito e espero que ocorra outras vezes!!

    ResponderExcluir
  35. Esse projeto que foi elaborado pelo professor jose foi muito bacana, e pelo projeto pude ver que ler um livro e muito bom e que dependento do livro a experiencia pode ser muito bacana.
    O livro que lir foi um belo romace "o invasor" um livro muito interessante e que eu recomento para todos que gosta de ler.
    E dor meus parabens para o porofessor jose, por ter elaborado um projeto tão legal como foi esse, e espero que tenha mas projeto como esse na escola.
    Porque por causa desse projeto, hoje eu mim interesso mas pela leitura.
    E mas uma vez PARABENS PROFESSOR JOSÉ ANTONIO....

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Ler Livros ? Ô tarefa difícil pra mim .
    Ler, como muitos já sabem, nunca foi um dos meus hábitos, nem meus maiores prazeres, afinal , nunca tinha lido um livro de verdade.
    De início, achei o projeto/iniciativa um “ó” , porque não estava afim de ler, piorou em sala de aula, lugar onde eu não me acomodo e tem lá os seus barulhos. Mas, como não queria fazer feio decidi aceitar a idéia.

    Assim que peguei o livro e comecei a ler, vi que não era tão frustrante assim, e que só bastava eu querer realmente que conseguiria.
    Confesso, ter lido o “Pequeno Dicionário Amoroso”, foi uma das melhores experiências dentro de um ambiente escolar que já vivi. Com ele viajei, me envolvi fielmente na história e nos pensamentos expostos. Fazendo-me querer ler mais e mais para saber como seria o desfecho daquela emocionante história.
    Contudo, foi muito boa experiência, não sei se lerei tantos e tantos livros por prazer, pois , mesmo depois de ver e saber o quanto foi prazeroso ainda tenho muita preguiça. Mas guardarei para sempre a história do 1º livro que li na vida ..

    Grata ,

    Carolliny M. - 2ºc

    ResponderExcluir
  38. Particularmente, gostei muito desse projeto que o professor josé fez, eu que não tenho o hábito de ler, gostei de ter algumas aulas só pra leitura, nunca tive paciência pra ler, mas acabei vendo que é sempre bom ter um livro por perto, muitos também que não gostam de ler acabaram se envolvendo e gostaram desse projeto. Valeu professor, por nos apresentar o hábito de ler.

    ResponderExcluir