Mulheres se organizam para combater cantadas de rua
Grupos se mobilizam para combater assédio sexual sofrido nas ruas – de assobios e cantadas a insinuações e ações inapropriadas
Uma das iniciativas partiu da britânica Vicky Simister, que fundou o Anti-Street Harassment UK (“Grã-Bretanha contra o assédio nas ruas”) depois de ter sido perseguida nas ruas de Londres por um grupo de homens que se insinuou sexualmente para ela.
O grupo internacional Hollaback! está estimulando as vítimas das cantadas indesejadas em todo o mundo a relatar suas histórias online e identificar os locais onde elas ocorreram. Algumas até postam fotos dos homens “inconvenientes”.
“As mulheres são aconselhadas a ignorar (as insinuações), e não costumamos falar a respeito. Em consequência, esses homens continuam a fazer isso e a cada vez mais passar dos limites”, disse Simister à repórter Brigitt Hauck, da BBC News.
As ativistas alegam que é difícil distinguir quais homens se limitarão aos assobios dos que de fato podem ir além das cantadas e evoluir para a violência sexual. E que, ao mesmo tempo em que muito foi feito para coibir o assédio sexual no ambiente de trabalho, há poucas formas de proteger as mulheres nas ruas.
“Isso deriva de uma cultura de gênero baseada na violência”, alega Emily May, a fundadora do Hollaback!. “Para mudá-la, é preciso que as pessoas reajam e digam que o assédio nas ruas não é legal, porque a maioria das pessoas não quer que ele ocorra.”
Comportamento
Para a socióloga Kathrin Zippel, professora associada da Universidade Northeastern (EUA) e pesquisadora do tema, as cantadas nas ruas são vistas, em geral, como um comportamento natural dos homens.
Para a socióloga Kathrin Zippel, professora associada da Universidade Northeastern (EUA) e pesquisadora do tema, as cantadas nas ruas são vistas, em geral, como um comportamento natural dos homens.
Estes, por sua vez, usam as cantadas para atestar sua masculinidade e se “provar” perante seus amigos. “Muitas vezes isso não diz respeito às mulheres, e sim a uma dinâmica entre homens”, ela afirma.
Alguns países promoveram iniciativas para tentar combater as insinuações inconvenientes. Nos EUA, alguns campi universitários foram equipados com mais postes de iluminação e telefones de emergência, para as mulheres que caminham durante a noite.
Índia e Japão destacaram vagões de metrô para serem ocupados apenas por mulheres. Mas críticos dizem que a medida tem efeitos temporários e insuficientes.
“Acho que essa segregação pública é problemática”, diz Zippel. “No curto prazo, pode ser uma boa solução, mas as mulheres que acabarem entrando nos vagões mistos – onde haverá menos delas – acabarão sofrendo ainda mais assédio.”
Holly Kearl, fundadora do site Stopstreetharassment.com (“Chega de assédio nas ruas”), sugere que organizações obtenham dados sobre as ocorrências para, então, pensar como agir. Ela pede a adesão dos homens que também se opõem às cantadas nas ruas.“Precisamos da adesão dos homens. Na nossa sociedade é muito fácil que as mulheres sejam vistas como objetos, então é importante que eles se lembrem de que cada mulher assediada é mãe, irmã ou filha de algum deles, é alguém que merece respeito”, diz Kearl.
é um texto interessante onde a gente vê em todo lugar sendo no jornal ou até mesmo perto da gente e que poucas pessoas se importam com isso acham que não vai acontecer com elas e muitas vezes acontecem com a gente ou pode ate mesmo acontecer
ResponderExcluirachei o texto muito interessante porque é um assunto que poucas pessoas,sabem ou comentam no nosso cotidiano
ResponderExcluirRealmente esse assunto é bem interessante nunca parei para pensar nas consequencias que apenas uma cantada que a gente as vezes nem leva a sério pode causar varios problemas.Tudo começa com insinuações, assobios depois vem coisas piores, temos mesmo que ter mais respeito nas ruas e cada um se colocar em seu lugar.
ResponderExcluirEm minha opinião foram boas soluções para coibir este tipo de assédio, mas ainda não é o bastante.
ResponderExcluirNo Brasil as mulheres passam muito constrangimento, e ninguém toma alguma atitude para resolver este problema.
A opinião do Gabriel foi bem correspondida.Não são todos os homens que pensam nessa forma.
ResponderExcluirNo Brasil também deveria tomar atitudes à respeito deste assunto sobre "cantadas nas ruas", portanto não resolveria o problema, mas pode ser uma boa solução para termos respeito.
' o texto é muito interessante, pois fala oque realmente acontece ultimamente em todo lugar.Muito bom tbm pois há várias pessoas que não se interessam por isso, mas podendo ver tudo isso poderá ficar mais comunicada a cada dia mais.
ResponderExcluira opinião do gabriel foi muito interessante também porque nem todos homens pensam desta forma
ResponderExcluirO texto nos faz refletir sobre um assunto que para muitas mulheres já virou comum,que mulher nunca passou na rua ou em algum lugar e nunca ouviu algum tipo de cantada . Mas o que parece motivo de diversão para alguns homens não tem nenhuma graça para nós mulheres, deveriam existir algumas punições para quem comete esses atos e ajuda de alguns homens que não concordam com esse tipo de atitude também iria ajudar bastante. O Texto é ótimo !
ResponderExcluirO texto realmente nos faz vê um lado que muita vezes esquecemos,o constrangimento que nós mulheres passamos com essas cantadas bobas. o que pra eles parecem uma diversão, não é tão divertida assim vista de outro ponto.se existice algum tipo de punição aqui no Brasil talvez não teria tanto assedio assim.nós mulheres também não temos que ficar aceitando, essas cantadas e assobios, que nós fazem passar vergonha na rua,apesar que aqui a lei nem sempre é rigorosa adoraria que nós mulheres tivesse-mos uma forma de se defender. assinado jéssica santos
ResponderExcluirO texto é muito interessante,a minha opinião tem homens que é muito safado mas nem todos são assim, só através de leis mais severas é que as mulheres conseguiram impor respeito.Assinado Marcos Henrique
ResponderExcluirOlá, galera.
ResponderExcluirEstou gostando de ver. Muito bom vir aqui e poder perceber que mesmo que vagorosamente, as opiniões estão aparecendo. É isso aí, é preciso se posicionar de forma crítica sobre os temas que do nosso cotidiano. Parabéns.
Bem, pra mim, seria uma grande iniciativa por parte de nossos governantes tentar criar uma campanha contra tais abusos, pois isto está passando dos limites. Até que concordo com a socióloga Kathrin Zippel (INDIRETAMENTE, isso pode ser considerado normal nas conversas entre homens), mas quando chega a um ponto onde as mulheres não podem passar em frente de um bar ou de um local em construção para não sofrer abusos, fica complicado...fatos desse tipo ocorrem até mesmo aqui na Escola...desde pedir MSN ou Orkut até coisas piores....BEM PIORES....
ResponderExcluirNa minha opinião, muitos homens usam muitos tipos de piadinhas para se aproximar das mulheres e abusar sexualmente delas. Aqui no Brasil acho muito dificíl o governo crir alguma coisa para ajudar a população, eles só pensam em tirar de nós. Existi também muitas mulheres por ai que passam na frente de um bar e fica mexendo com os homens.
ResponderExcluirIsso já ta virando caso de pedofilia, homens bem mais velhos, mexendo com meninas bem mais novas do que ele. Temos que mudar muita coisa aqui no nosso país!
O texto nos faz pensar em tudo isso que acontece em nossa volta, que de uma certa forma acaba se tornando "normal" para as mulheres, pois que mulher nunca ouviu alguma cantada por onde passa? As iniciativas tomadas por esses grupos foram boas, e se cada pessoa colocasse em prática alguma dessas ideias conseguiriamos mudar onde vivemos com nossos próprios atos.
ResponderExcluir"Na minha opinião,o texto relata o dia-a-dia de nós mulheres,o que nós escutamos quando passamos na rua e ouvimos cantadas baratas destes tais "Homens",que as vezes falta muita dignidade em sua vida! Pra muitos isso não passa de uma cantada,já pra outros passa de um assédio e chega até ser um caso de policia não só em mulheres feitas mas infelizmente em crianças também ! Fico feliz em saber a iniciativa desse grupo, que nos faz perceber que pessoas de caracter pleno ainda existem e quem sabe com esse ato de gentileza a nossa população não descarta atos de violência"
ResponderExcluirSabe, vendo esse texto dá até orgulho de ver as mulheres "assediadas" nas ruas por cantadas que chegam à ser desconfortáveis, buscando uma solução nesse problema. Mesmo que seja uma situação mobilizada no Reino Unido, é um começo. A vida das pessoas hoje em dia se tornou algo onde ninguém luta pelos seus direitos, e ver toda essa movimentação no objetivo de solucionar isso é realmente um exemplo. Mas eu penso que, não adianta só visarem o lado feminino. Deveriam fazer algo que atingisse a atenção masculina, até porque esse tipo de ato deve ser pensado, e não realizado com tanta imprudência. Até porque, às vezes a coisa vai se tornando engraçada, e como o próprio texto diz, de cantadas, a coisa pode se tornar numa pura agressão física, estupro, ou algo parecido, no entanto, muito pior do que seria apenas uma cantada.
ResponderExcluireu achei o texto legal porque não é um texto que as pessoas comentão por isso acontece no nosso dia a dia que começa apenas por uma cantada
ResponderExcluirO texto é muito bom...
ResponderExcluirAo ler esse texto pudi pensar de outra forma que naum pensava antes, pra mim levar cantada na rua era normal ate por que pra mim quem faz isso naum tem o que fazer...
Mas depois que li o texto vi que naum é normal muitas mulheres estão sendo assediadas nas ruas ...
isso é muito ruim pra nos mulheres.
e os homens deviam ter cosciência do que fazem ate por que nos mulheres somos seres humanos e naum objetos ...
Para muitos homens isso é diversão mas para as mulhes não.Deveria existir alguma lei que puni-se os homens para que eles parassem de assediar as mulheres quando elas passarem nas ruas ou em qualquer lugar que elas estejam
ResponderExcluiro texto fala de cantadas de rua que as mulheres sofrem pelos homens que é uma violência,achei muito bom que tem gente tomando iniciativas para resolver este problema é o texto acorda as mulheres que acha isso normal.tem um detalhe que não mostra no texto que tem mulheres que provoca os homens usando roupas inadequadas e que até gostam das cantadas é as vezes e por isso que os homens continuam com as cantadas achando que todas as mulheres são iguais.
ResponderExcluirOlá, meninos e meninas. Estou gostando muito da participação de todos. No geral os textos estão sendo escritos com capricho, respeitando as regras da nossa língua pátria. A meninas estão mostrando o quanto uma "simples" cantada pode ser contragedora para elas. E os meninos mostrando que esse "problema da cantada" não é só uma preocupação feminina. Agora duas perguntas: por que existe mulheres que gostam de se exibir? Será que esse comportamento desagradável só pode ser combatido com leis? Um recado para o Handerson: Desculpe-me, mas acho que deletei seu comentário equivocadamente. Por favor podete novamente. Um lindo final de semana para todos. Beijos e abraços.
ResponderExcluirEstou de acordo.
ResponderExcluirComo diz no texto, os "homens" fazem isso para se sentirem os "caras" entre seus amigos. “Muitas vezes isso não diz respeito às mulheres, e sim a uma dinâmica entre homens”, Essa frase descreve muito bem o que se passa hoje em dia, é raro você vê um homem dando uma cantada quando ele estar sozinho, normalmente ele "ataca" quando esta em grupo. E isso é desagradável, as vezes nem respeitam pessoas que estão acompanhadas,por namorados ou até mesmo mães, e isso é muito constrangendo.
Algumas mulheres se sentiam desejadas com esse tipo de situação, mais como diz no texto, isso já passou de seus limites. Mas acho que antes das mulheres cobrarem respeito, elas tem que respeitar à si mesmo antes de mais nada !
Bom sobre as duas perguntas feitas; pra mim só existem mulheres se exibindo porque os homens dão bola, da mesma forma que só existe essas "cantadas" porque algumas mulheres dão atenção. Sobre a lei; acredito que não iria adiantar, pois existem muitas outras leis que não funcionam, por exemplo, a LEI MARIA DA PENHA dá o direito à mulher denunciar contra agressões fisicas, o homem é preso e logo depois solto, que no caso não adianta em nada, seria só mais uma lei banal. Concordo com a Janaina para as mulheres exigerem respeito, elas tem que respeitar a si mesmas antes de mais nada!
ResponderExcluirComo citado no texto, concordo com a opinião da socióloga Kathrin Zippel, ao dizer que os homens agem dessa forma para mostrar sua "masculinidade".
ResponderExcluirEssa "necessidade" que eles apresentão perante a nós mulheres tornou-se um hábito. Por mais que pareça "normal" é algo desagradável. Há mulheres que não se incomodam, outras até mesmo se vulgarizam no intuito de ouvir as tais "cantadas", pois assim como eles, elas se sentem mais "mulher".
É evidente que da mesma maneira que nem todos os homens atuam de tal modo - arrisco eu dizer que nem todos os homens são iguais, como muitas de nós dizem - entre mulheres também existem variações.
Referente ao combate organizado pelo grupo internacional, é uma iniciativa admirável. Se tudo que não nos agradace tomássemos alguma atitude, com certeza, estariamos movendo o mundo para melhor.
E mesmo achando que a organização não irá alterar em nada, ainda que houvesse uma lei apropriada, seria apenas mais uma à não ser cumprida. Mas, é importante reconhecer a finalidade de cada um.
Sobre a pergunta ...
ResponderExcluirtem muitas mulheres amostradas mesmo e acho que elas também deviam tomar consciência do que fazem ...
depois acontece alguma coisa com elas e sempre jogam a culpa aos homens mas também ninguém procura saber o motivo que causou tudo isso...
Bom estou aqui postando novamente o mesmo comentário pois o outro estava com algum erros ....
ResponderExcluirO texto é muito bom...
Ao ler esse texto pode pensar de outra forma que não pensava antes ,pra mim levar cantadas na rua era normal ate por que pra mim quem faz isso não tem o que fazer ...
Mas depois que li o texto pode observar que não é normal muitas mulheres estão sendo assediadas nas ruas ...
Isso é muito ruim para nos mulheres .
E os homens deviam ter consciência do que fazem ate por que nos mulheres somos seres humanos e não objetos...
bom o texto é bem interesante por que mostra a realidade como é porque quem sofre não são os homens mais sim as mulheres, nem todas as cantadas é de boa intenção mas sim com as piores das intenções, por isso muitas mulheres se sente constrangidas e ameaçadas por isso deve se ter respeito com as mulheres.
ResponderExcluiroh o texto é bem interessante porque fala de um assunto onde nem todas as pessoas param pra pensar nisso e que uma simples cantada pode se tornar um grande problema pra gente.
ResponderExcluiré um assunto q naum é muito falado mais é intrigante. isso q os homens fazem de azarar as mulheres na rua naum pode se dizer que é um ato de assedio, mais quando essas cantadas passa a ser uma coisas de assedio sexual ai fica diferente,um simples ato de olhar para a mulher ou asubiar é uma coisa normal q varios homens fazem em todos os lugares no mundo é o jeito homem de ser de mostra que ele acha a mulher bonita e se espressar daquela forma as mulheres certamente nao gostam mais é difcil mudar as atitudes de varios homens,o mais facil pras mulheres seriam ignorar as acoes mais no caso de violencia ai tem que ser tomada outras atitudes.
ResponderExcluirApesar de ter concordado , vendo pelo ponto de vista da Alana, que até citou o exemplo da Lei Maria da Penha, eu até penso que essa lei não vai adianta de nada, vai só ser mais uma lei Banal. Como diz o ViniStilt vivemos em um mundo, onde as pessoas não lutam pelo seus direitos. Mais alguma atitude tem que ser tomada... POR QUE PIOR DO QUE ESTÁ FICA !
ResponderExcluirEm relação as duas perguntas:Até aqui temos falado em relações aos homens que não nos respeitam, mas também pude observar que, o erro não está só nos homens como também em algumas mulheres se elas não querem ser assedias no meio da rua e nem levarem cantadas por que saem de casa praticamente " pelada"? Acredito que para cada lugar existe um tipo de roupa que devemos usar, mas hoje em dia não são todas as mulheres que se respeitam também,ou seja, voce não vai sair para uma entrevista de emprego com uma mini saia, com uma blusa mostrando as costas com certeza não,como também existem pessoas que não se exibem e acaba da mesma forma sofrendo assédio, deve cada uma se colocar no lugar de mulher e cada um se colocar no lugar de homem. Acho que assim não resolve completamente, mas já é um começo.
ResponderExcluirSe alguém não concaorda me desculpe, mas é a minha opinião.
O texto é bem interessante,poís se trata de um assunto onde muitas mulheres estão cansadas de serem cantadas nas ruas,isso é uma falta de respeito com todas nós é algo que incomoda muito e que na maioria das vezes ficamos na nossa sem falar nada para não ocorrer nem um tipo de problema.Foi boa as iniciativas do grupo,mas isso poderia ter aqui no Brasil poís está precisando bastante.
ResponderExcluirbom esse texto mostra claramente que a o assédio sexual é muito visto no mundo todo ,acho que na maioria das vezes as mulheres tem cupa pois se elas não se dão o respeito ninguem vai dar ai que entra o caso do assédio nas ruas pois dependendo da mulher o homem se acha no direito de fazer piadinhas e etc ...
ResponderExcluirEste e um assunto realmente polêmico,tenho certeza que devemos denunciar sim,mas a quem?,qual será o efeito da denuncia na sociedade?,a partir do momento que tenhamos consciência de justiça poderemos cobrar,mas podemos também começarmos a educarmos melhor nossos futuros homens e mulheres,pois como cobrar respeito se no passado fomos adultos incapazes de dar bons exemplos,e o mesmo que dizer não beba com um copo de bebida na mão.
ResponderExcluirensinar que o ato da conquista sem vulgaridade e maravilhoso, amor consciente das duas partes e o que a de melhor.
achei interessande a perqunda de hingrechi gome Sobre a pergunta ...
ResponderExcluirtem muitas mulheres amostradas mesmo e acho que elas também deviam tomar consciência do que fazem
por que a culpa é só jogada para os homens quando aconteçe alguma coisa.mas,quando a mulher estar errada ai já gerar o preconceito por qualsas das medidas tomadas pelas discussão das pessoas são ambos diferende:
O texto deixou bem ciaro sobre o assédio sexual,mas as mulheres tem culpa sim, se elas andassem com roupas decentes e não se mostrasem tanto; as coisas iam melhorar bastante.
ResponderExcluirSim os homens tem culpa, por serem bem safados e não terem respeito ao próximo.
Joyce Jesus dos Santos 2º C
Esse texto deixa bem cloro como é o comportamento de alguns homens com as mulheres.No mundo que vivemos, e os comportamentos da pessoas hoje dia parece até normal uma simples cantada na rua, mas o que não pensamos que uma simples cantada mas tarde pode virar um abuso sexual tanto com adultos ou com crianças.
ResponderExcluirEntão devemos ter iniciativa para isso acaba reparando em nosso comportamebto em publico nosso mode de si vestir.
. Esse texto é realmente muito interessanta, por que nele fala o que realmente acontece com os assédios sexuais que as mulheres sofrem hoje em dia. Nos dias de hoje, os homens passam dos limites, com sua brincadeiras de mal gosto.Também não é só os homens que são safados, porém tem muitas mulheres que gostão de se exibir, para que os homens chamem sua atenção.
ResponderExcluirOLá, meninos e meninas. Parabéns para todos que deixaram suas opinões por aqui. Colocando-nos de forma crítica sobre os assuntos cotidianos nos tornamos verdadeiros cidadãos. Lendo tudo o que foi escrito, achei interessante recomendar uma página da interntet que noticia algo que tem relação com o que aqui é discutido: a presença de uma mulher com trajes mínimos em um jogo de futebol. Atentem-se aos comentários que foram feitos sobre o fato. Beijos e abraços
ResponderExcluirAcessem: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2011/04/03/panicat-causa-frisson-nas-sociais-da-vila-em-classico/
E um texto muito interessante ,porque mostra que os homens não tem respeito com as mulheres,na minha opinião o assédio sexual na maioria das vezes as mulheres são culpadas porque gostam de se amostrar, concordo com o yago pereira quando ele diz q não e so os homens que são safados, e sim as mulheres que que gostão de se ixibir para que os homens chamem sua atenção.ass:william domingos.
ResponderExcluirPor si é um texto bem importante,mas as mulhers são assediadas pela sua forma de comportamento e maneira de se vestir,não se dando seu próprio respeito então é onde vem o assédio em cima delas.Mas não é somente as mulheres que sofrem esse tipo assédio pois os homens também,e na minha opinião tanto a mulher quanto o homem devem se respeitar melhor, só assim para que essa onde de assédio possa acabar de uma forma educada e repeitosa.
ResponderExcluirEm relação a notícia, é por causa desse tipo de mulher que estamos nos tornando um sinônimo de objeto para os homens. Isso é tão vulgar e vergonhoso, se mostrar como um "pedaço de carne" para chamar atenção!
ResponderExcluirDecadência ... um absurdo !
concordo com a nathalia !!
ResponderExcluirOs" homens "vêem esses tipos de mulheres e querem trata todas do mesmo jeito como se todas fossem iguais...
Esse texto deixa claro como os homens veem as mulheres como objeto de desejo, muitas gostam de se aparecer e por isso acaba todas pagando.
ResponderExcluirMinha opinião a respeito é que deveria ter um combate aqui no Brasil contra o assédio , porque começa com uma simples cantada e acaba em algo pior que pode marca a vida da mulher para sempre.
Bom esse texto nos mostra a realidade que varias mulheres passam nas ruas,e por não poderem se defenderem dos assedios dos homens se tornam vuneraveins.Aqui no brasil seria muito bom se existisse esse tipo de puniçao,assim quem sabe não abaxaria mais casos de assedios sexuais.
ResponderExcluirValéria paixão dos santos
Bom na minha opinião na mente destes homens eles acham isso como uma forma de conquista mas eles não tem noção do tipo de violencia que isso traz para o psicologico da mulher. tudo começa com um simples assobio depois o problema pode se agravar mas isso não generalizando mas um pouco disso acontece por que ainda a mulheres que gostam deste comportamento esses homens que fazem isso com esses tipo de mulheres acham que fazendo com outras elas tambem vão gostar na minha opinião para combater esse problema tem que haver denuncia fazendo isso o governo vai se preocupar em colocar mais cameras e punir que faz esse tipo de ato mas antes de tudo isso tem que partir de nos mesmos.
ResponderExcluirOs Homens de hoje em dia acham que, a melhor formar de conquistar uma mulher é dando uma cantada de assédio sexual, mais no dia de hoje as mulheres estão se dando mais valor, se valorizando mais e querem ser tratada com mais valor e não como um objeto que usa e joga fora.
ResponderExcluirMuito interessante esse texto, ele fala de como o mundo esta hoje em dia. más vezes uma cantada de um homem pode acontecer coisas piores se a mulher querer se vinga, na minha opinião o melhor que tem a fazer e deixar eles falar sozinhos e não da a minima... mesmo que seja difícil ouvir certas coisas e não querer se vingar.
ResponderExcluirAchei muito interessante esse assunto , pois é muito importante, mais que muitas vezes, as pessoas não tratam com prioridade.
ResponderExcluirAcho que uma simples cantada de um homem , pode causar um grande constrangimento em uma mulher.
Muitas vezes, mesmo as mulheres se sentindo contrangida,elas não tomam nenhum tipo de providencia, e isso faz com que os homens achem que isso seja um comportamento normal, e que talvez elas até gostem rs'
Talvez, se houvesse mais denuncias e puniçoes ,esses problemas seriam solucionados e háveria mais respeito.
Jaine, você estar certa em boa parte do que disse mas simplesmente não se pode ignorar quando acontece isso, porque se a pessoa realmente tiver dado a cantada com seriedade e se sentir ignorado pode partir pra agressão sexual ja que não conseguiu nada só com a cantada.
ResponderExcluirO texto fala sobre uma situação que é muito delicada em todo lugar do mundo e sempre isso acontece porque a mulher é tratada como um objeto sexual e isso é pura ignorância da parte do homem.
Esse problema está tão comum ultimamente que ninguém se sente constrangida ou assustada quando se leva uma cantada, por mais indecente que seja. Achei interessante o texto porque abre o olho de muita mulher aí que se acha quando leva uma cantada na rua. Não acredito que a lei resolva, mas vale tentar. Não é legal levar cantada, sempre tem malícias nelas, e sem tem malícias é sinal de desrespeito. Espero que eu tenha conseguido passar o que eu penso pra vocês e Obrigada professor por dar a chance de expressarmos nossas opiniões.
ResponderExcluirNa minha opnião esses paises estão certos com essas atitudes de colocarem vagões apenas para transportar mulheres, colocar orelhões para mulheres que andam sozinhas nas ruas , mais ultimamente algumas mulheres gostam de ser "chavecadas" nas ruas então isso não devia chegar ao ponto de se mobilizar para combater o assédio se todas as mulheres em geral fosse contra isso até poderia ser uma atitulde certa mais como podemos ver hoje em dia tem mulher que passa na rua só para ser "chavecada" com roupas decotadas etc.
ResponderExcluirentão para mim é errado mais cada um tem sua opnião essa foi a minha .
obrigado pela atenção !
Henrique souza
O texto mostra o que ocorre hoje em dia, uma coisa “normal” para os homens e inexplicável para as mulheres, um constrangimento muito grande, que com certeza tem que acabar, pois qualquer mulher sofre com isso quase todos os dias. Temos que ter atitudes que possa “combater” O assédio sexual ou então é possível que ele cresça mais e mais e então as mulheres venha a sofrer muito pior com esse absurdo. Obs: Gostei muito da opinião da Talita Fernandes.
ResponderExcluirDe uma simples cantada, à insinuações mais provocantes. Quase todas as mulheres já passaram ou ainda vão passar por uma dessas situções, é quase inevitável. Em relação ao movimento criado para combater cantadas, não teria uma diminuição significativa que mudasse o modo como os homens se insinuam para as mulheres na rua.
ResponderExcluirOpinião:nós mulheres sofremos certos abusos que passam desapercebidos,pois pelo fato de não podermos nós defender, preferimos não comentarmos também.Nâo é porque nois nós vestimos com roupas chamativas, que os ‘homens’ se dão o direito de nós assediar só para se amostrarem,eles não param para pensar no que pensamos sobre esse ato que ocorre mas e mas a cada dia que se passa.
ResponderExcluirSeria muito bom se nada disso acontecesse,mas como não podemos fazer nada o jeito é ignorarmos,pois ocorrendo esse fato depois o que eles querem que aconteça é que demos atenção e não dando atenção quem sabe um dia isso não tenha fim.
Já não é de hoje que as mulheres sofrem com esse tipo de violencia, é dificil uma pessoa não poder nem sair na rua pois é assediada, é diferente uma mulher ser elogiada de um assédio sexual acho que cada um tem que saber respeitar mais, pois um dia um desses homens terão filhas netas e tenho certeza que não gostariam que elas fossem assédiadas então eu acho que é no caso uma falta mais de respeito e limites as mulheres não deveriam estar sujeitas a isso.
ResponderExcluirEsse texto nos faz homens se sentirmos envergonhados, pois esses ´´Caras´´ que querem se sentir os melhores, não sabem que Mulher não é um objeto e sim a coisa mais Importante da Vida!!!
ResponderExcluirMais no meu conceito tem mulheres que exageram no tipo de roupa e isso provoca os homens e tem homens que não sabem ver e admirar e sim mexer assobiar e etc.
Eu concordo com o Marcos Henrique com esse assunto de ´´Lei´´ mas no Brasil como vocês devem ter visto em jornais nada funciona direito.
Interessante e admirável a proposta e finalidade do texto, mas acredito que nós mulheres não nos importamos muito com essas atitudes que geralmente os homens tem , até porque hoje já é algo tão banal e que adaptamos ao nosso cotidiano . Talvez seje porque nunca passei por nada á mais , mas é algo que não me incomoda nem um pouco .
ResponderExcluirMas para aquelas mulheres que se incomodam com essas "cantadinhas" , ou até mesmo já passaram por algo frustrante , acho que elas devem mesmo é renegar e criar métodos que imponham os homens a fazer, de uma forma que acabe com isso.
Mas pra falar a verdade, muitas mulheres gostam disso , e fazem de tudo para que isso aconteça, o que não é o meu caso , mas é isso o que acho .
Por : Caroliny Martins Dellaor
_
Caroliny 2ºC
É um texto muito interessante pois mostra oque acontece hoje em nosso dia dia , hoje muitas adolescentes ou mulheres ja não se valorizam faz coisas que chama atenção dos homes com tipos de roupas e comportamento. E o que ocorre e que algumas mulher se dão o respeito mas como as outras não então os Homens acham que todas são iguais!
ResponderExcluirPor:Alessandra da Silva araujo
Hoje em dia esse tipo de cantada nas ruas é tão comum, é uma iniciativa bem interessante dessas mulheres relatar suas histórias online.
ResponderExcluirMais tambem penso eu que algumas mulheres gostam desses tipos de cantandas e isso mostra como que a maioria dos homens tratam as mulhers de hoje em dia, com muita falta de respeito.
-
Daniel Simplicio 2ºC
O assunto relatado no texto é bem interessante,só que pra muitas mulheres esse "assedio" e tão comum;que passa despercebido no nosso dia-a-dia!E muitas delas nem sabem que esse tipo de "agrado" é na verdade uma violência contra as mesmas.
ResponderExcluirMas fico feliz em saber que um grupo de mulheres se juntou pra realmente fazer alguma coisa!
Mariana Freitas 2°C
Esse assunto é desconhecido por muitos,mais é bom saber que tem pessoas que se interessam.De imediato achamos que é normal,mais se pararmos para analisar não é,a culpa não é só dos homens,muitas mulheres aceitam e acham normal,mais isso vai do caráter de cada uma.Brincadeira é uma coisa,falta de respeito é outra.É isso que eu acho.
ResponderExcluirFabíola Barros 2°C
Se a população de hoje se importassem mesmo com as mulheres,os assédios não estariam como estão.Devemos fazer algo que acabe com os assédios,mas isso não depende só de algumas mulheres e sim de todas.
ResponderExcluirEsse texto trata de um assunto que não é muito comentado no geral,e realmente é um problema complicado o assédio moral que nós mulheres sofremos nas ruas.
ResponderExcluirO Brasil é um dos países mais machistas do mundo e isso aqui é tido como algo natural;deviam tomar providencias contra isso aqui também,mas no país da impunidade,nem para coisas mais importantes tomam providencias (Rodriana 2ºB)
As mulheres que acharam bom essa organização agora elas se sente mais protegida e mais valorizada por que tem muitos homens sem vergonhas mesmo !
ResponderExcluiro texto chama um pouco de atenção, pois se relata na vida de muitas mulheres, que passam por isso. Pois tem alguns homens que faltam com desrespeito não sabem o que é uma "cantada", e quando abre a boca só falam merda,(risos) ! então, nos mulheres merecemos mais respeito em termo desse assunto.( mais também deveriamos saber o porque eles mechem, será que é porque as mulheres usam roupas insinuantes ? ).
ResponderExcluirBeijos e abraços
Não sei como as mulheres do U.K e nos E.U.A interpretam as " cantadas " , pois aqui no meu País por mais que sejam indesejadas
ResponderExcluiras mulheres acabam gostando, sem querer generalizar todos os casos . E é natural na época moderna fletar , já virou um costume fixo do homem , até mesmo um "estinto" . Quando é levado com boa intuição não existe nenhum problema em uma "cantada" , mas quando começa a encomodar já começa a ficar chato para ambas as partes .
O texto trás um assunto interessante , e faz refletir como devemos conduzir uma mulher com respeito já que vivenciamos violência sexual no mundo inteiro , talvez seja essa a preocupação
da Vicky Simister .
PAZ E RESPEITO PARA TODOS .
A maioria das mulheres de hoje em dia,levam cantadas porque querem.Muitas delas colocam uma roupa sensual,que mostra as curvas de seu corpo,e como os homens vêem as coisas e gostam de falar,eles dão uma bela cantada nelas,e muitas delas gostam e retrucam com sorrisos e palavras sensuais !
ResponderExcluirJonathan da Silva Ramos
ResponderExcluirEu jamais pensei que coisas como essas se ocorreriam(medidas como essa de mulheres estarem em vagões separados dos homens, que agem de forma tão nojenta). Mas acredito eu que essas medidas são necessárias segundo as circunstâncias em que passam as mulheres, mas os homens também deveriam se conscientizarem do que estão fazendo, e que não é nada normal e sim nojento.
o texto é bem relialista é um assunto pouco comentado mas que poucas pessoas falam sobre ele mas é muito comum porque quem nunca recebeu uma cantada na rua tem mulheres que as vezes acham até que são "as melhores" bom acho que se algumas pessoas se respeitasem mais não acoreriam esse tipo de acédio bom as vezes oque sofre o acédio não liga se as pessoas começacem a dar mais importancia a esse assunto não seria tão comum
ResponderExcluirEm minha opinião retrata muito a realidade de algumas pessoas, pois você pode passar em algum local (bares principalmente) e receber essas cantadas e assovios. Eu penso que a MULHER exige respeito mas, entretanto precisasse fazer uma pergunta: Ela quer ser respeitada??? Se uma mulher se vestir de maneira que chame a atenção ela provavelmente quer ser notada. A mulher deveria fazer mais protestos (de uma maneira organizada) que abordem esse assunto, mas no Brasil como vocês devem ter visto nada funciona direito. E é isso!!!
ResponderExcluirAbraços
Bom não acho que pelo fato de que algumas mulheres gostem de se exibir, os homens possam achar que todas são iguais. Eles devem pensar que o mesmo respeito que eles querem com suas mulheres, filhas e netas devem dar as outras e se muitas mulheres gostam de se exibir é porque sabem que os homens irão as olhar mais.
ResponderExcluirO texto trata de um assunto bastante polêmico; e é muito importante o que essas mulheres estão fazendo, é pouco mas mesmo assim é bom. Bom seria se todos se mobilizassem para fazer algo contra esse tipo de violência. Mas também tem um outro lado, se as mulheres se ofendem com essas atitudes, deve-se analisar o que elas estão fazendo ou usando para insinuar estes homens!
ResponderExcluirLucas, 2ºC
Hoje em dia essas cantadas se dão por conta da vulgaridade das mulheres. É comum se vê mulheres que se vestem até mesmo imoralmente só para poder chamar a atenção dos homens na rua.Adoram usar decotes provocantes saias pra lá de curtas e calça que marca muito seu corpo.
ResponderExcluirLogicamente que vão receber cantadas porque acabam sendo insinuantes provocando os homens.Apesar que existe aqueles homens que já tem no seu perfil esse lado maníaco que não pode ver uma mulher que até mesmo por instinto tem que olha –lá de cima a baixo e até mesmo ser obscenos e inconvenientes .
Mas independente exigimos um pouco mas de respeito =)
Cada pais tem seu comportamento, na Inglterra as mulheres são mais sérias e de uma certa forma "se dão mais o respeito". Aqui no Brasil por outro lado algumas mulheres já saem de casa com a intenção de serem cantadas e gostam de ouvir "gracinhas" digasse de passagem bem sem graça. Agora vou dar um exemplo real de como as mulheres não são respeitadadas nosso pais; depois das dez da noite uma mulher não pode sair de casa sozinha porque corre sérios riscos de ser abusada sexualmente na rua.
ResponderExcluirO que temos que mudar e o nosso comportamentoas leis ajudam mais de uma certa forma maqueia o que esta errado concluindo é importante rever os nossos conceitos não importa se você é homem ou mulher.
Maria Aparecida Calixto de Caldas 2ºD
Na minha opinião não depende só dos homens porém como o comportamento das mulheres, por receber várias cantadas muitas recusam, outras não.
ResponderExcluirPor usar roupas vulgares,curtas,decotes insinuantes,porém outras se valorizam e se respeitam pois foram educadas para serem assim , mas um pouco de auto-estima faz bem !!!
Bom o texto diz um assunto bem vivido por muitas mulheres no mundo de hoje, como o texto diz possa ser mesmo uma iniciativa por quererem se mostrar perante os amigos, mais que fica chato você andar na rua e um bando de homens ficar mexendo não é tão valorizado por nos mulheres.
ResponderExcluirPaula Gondim da Silva
ResponderExcluirGostei muito da iniciativa da socióloga Kathrin Zippel, creio que a atitude dela e desse grupo foi essencial na vida de muitas mulheres.
Hoje em dia o mundo esta cada vez mas absurdo, o assédio esta cada vez mais presente como ela mesma disse até no local de trabalho. Os homens não respeitam mais as mulheres as tratam como um pedaço de carne suculento, muitos as enxergam como um alvo de prazer. São "casados", "pais de familia", mas deixam que palavras sujas, olhares pecaminosos os sujem.
Gostei muito DESSE TEXTO! Espero que leve também os homens e os jovens que leram este texto a pensar... Será que essa mulher é uma mãe de familia? Uma mulher casada? Uma mulher ou jovem comprometida com Deus? Que esse texto levem eles a refletir e a pensar em seus atos! E que nós mulheres venhamos nos valorizar.
O texto mostra que existem mulheres que lutam pela justiça e pelos seus direitos mostra que mulheres são tratadas como simbolos sexuais !!
ResponderExcluirtanto homem como mulher quer ser respeitado (a) se de o respeito
O texto é muito legal,fala sobre oque ocorre com as mulheres no dia à dia
ResponderExcluiré um assunto bem realista porque muitas pessoa para pra pensar ou percebe que ate pode acontecer com ela e fica achando que é normal e através deste texto a gente pode perceber que não é normal e que e uma coisa realmente muito grave lógico que tem as meninas oferecidas mais nem todas são assim
ResponderExcluirOlá, meninos e meninas. Parabéns a todos que participaram da discussão sobre o assunto do nosso Texto 1. Fiquei muito satisfeito com o resultado e espero que todos tenha curtido essa nossa atividade.
ResponderExcluirBeijos e abraços.
esperando pelo próximo....
ResponderExcluirbeijos!!
Bom, mesmo depois do prazo, vou deixar aqui a minha opinião sobre o texto.
ResponderExcluirBem... Bacana a iniciativa dessas mulheres que resolveram agir contra esse tipo de "insulto"
que eu particularmente acho ridiculo, ontem a noite estavamos saindo da escola, eu e alguns amigos, e derrepente passa um caminhão cheio de homens fazendo esse tipo de abuso com as garotas, eu penso: Esse tipo de gente não tem mais o que fazer? Mas infelizmente tem mulheres que gostam neh ? Tah na hora das Brasileiras agirem também.
=D
Abraçooo, no proximo debate eu prometo que comento no prazo. Haha
Luis Henrique A. Rodrigues
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, alunos e professor José
ResponderExcluirGostaria de deixar minha opinião sobre o blog. Após a leitura do texto e dos comentários pude perceber que alguns de vocês,alunos, conseguiram se posicionar criticamente em relação ao texto. Nesse bimestre, na disciplina de Inglês,nos segundos anos estamos falando sobre o mesmo assunto. Como é se posicionar frente a um tópico, assunto? O que é crítica,opinião? Criticar não é só comentários negativos em relação à alguém ou algo e sim, uma opinião, uma pequena amostra de pontos positivos e negativos de uma situação.
Por isso,acho a idéia do blog maravilhosa, interessante e interdiscplinar.Possibilidade de treino de escrita, opinião e posicionamento na sociedade.
Parabéns a todos que estão participando dessa idéia!
Adriana Pavão Wada
Eu tenho um blog amador e gostaria de divulga-lo aos meus colegas e professores.
ResponderExcluirhttp://curioso.blogratuito.net
desculpe se estou sendo incomoda.
visitem,ainda esta no começo ,mas é bem informativo
Olá, professora Adriana. Agradeço suas palavras e incentivo.
ResponderExcluirBom...
ResponderExcluirEu gostei muito da inicitiva das zeer a minha partrmulheres,agir contra esse tipo de assédio.
Cada vez mais o assédio está presente em trabalho,escola e ect.
O texto é para varias pessoas refletirem,o que esta escrito e saber que as mulheres devem ser bem respeitada,por toda a sociedade.
Joyce Jesus dos Santos n:22 Série:2c
Se eu fazer a minha parte ja esta bom,se todos fazer a sua parte o mundo vai pra frente.
Na minha opinião muitos destes casos acontece por um assédio ou muitas vezes por liberdades de muitas mulheres e até crianças !
ResponderExcluirFelizmente as autoridades estão tentando reverter esse assunto. Gostei muito da iniciativa da socióloga Kathrin Zippel, creio que a atitude dela e desse grupo foi essencial na vida de muitas mulheres.
Hoje em dia o mundo esta cada vez mas absurdo, o assédio esta cada vez mais presente como ela mesma disse até no local de trabalho ou escola
Mas que nem eu disse no começo não adianta tentarmos mudar sendo que psicopatas e viciados por sexo agem como se tudo fosse normal e com essa atitude o mundo fica mais poluído e a moral das mulheres vão buraco a baixo.
Se pensarmos bem hoje em dia a todos os tipos de assédio dizem que o fim do mundo esta próximo mas ninguém percebe que as nossas atitudes que estão o destruindo !